• Stem

Colágeno: O que é? Qual colágeno escolher? Quais os benefícios para a pele?

O colágeno é uma proteína abundante no nosso corpo. Ele tem funções muito importantes no organismo. Suas fibras agem como uma espécie de “cola”, auxiliando na coesão de tecidos e órgãos em geral. Já para pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos, o colágeno fornece hidratação, resistência, elasticidade e flexibilidade.


A família do colágeno representa cerca de 35% do total de proteínas em nosso corpo.


Se o nosso corpo é capaz de produzir colágeno naturalmente, por que devemos suplementar através da alimentação? Essa necessidade se dá por alguns motivos específicos. Confira alguns deles:


Benefícios do colágeno tipo I para a pele

A síntese de colágeno varia durante os diferentes estágios da vida, assim como a proporção dos tipos de colágeno na pele que mudam conforme a idade. Com o passar dos anos, a capacidade de reabastecer colágeno diminui naturalmente.


Assim, é possível identificar que os principais benefícios para a pele são:

  • auxilia a manter a estrutura e elasticidade;

  • colabora com a firmeza;

  • ajuda a evitar o desalinhamento do contorno facial;

  • diminui o aparecimento de linhas de expressão e rugas.


Benefícios do colágeno tipo II para as articulações


A cartilagem presente na extremidade dos ossos é constituída por, aproximadamente, 60% de colágeno tipo II. Estudos mostram que a suplementação com colágeno tipo II pode reduzir a secreção de enzimas que atacam as cartilagens, melhorando o quadro inflamatório.


Desta forma, podem ser citados como principais benefícios:

  • atuação na melhoria de inflamações nas cartilagens;

  • alívio de dores advindas de problemas nas articulações;

  • colaboração para o aumento da densidade óssea;

  • ajuda na proteção da cartilagem articular.


A diferença entre os suplementos

Suplemento de colágeno hidrolisado (peptídeos de colágeno)


O processo de hidrólise promove a quebra do colágeno em cadeias menores, melhorando a absorção e os resultados da suplementação. Pesquisas apontam mais de 90% de absorção dos peptídeos de colágeno no período de 6 horas após a ingestão, o que possibilita a disponibilidade dos aminoácidos para o nosso corpo. A Stem é líder e pioneira em colágenos hidrolisados, com uma ampla linha de opções que vão desde o colágeno hidrolisado 1000mg em comprimidos até opções com vitaminas, minerais, biotina, Q10 e outros nutrientes combinados para beleza da pele, cabelos e unhas.




Suplemento de colágeno não-hidrolisado


A suplementação com colágeno não hidrolisado tipo 2 contribui para a manutenção da integridade das articulações e promove a melhora da flexibilidade e redução da dor e rigidez causadas por doenças relacionadas à degeneração das articulações. A produção do suplemento requer baixas temperaturas e ausência de hidrólise, com a finalidade de manter a integridade da proteína.






Peptídeos bioativos de colágeno


Os peptídeos bioativos de colágeno são constituídos de diversos peptídeos específicos e otimizados para cada tipo de necessidade. Um exemplo é o colágeno VERISOL® encontrado nos produtos Stem Skinforce e Colágeno Premium, que foi desenvolvido especificamente par elasticidade e beleza da pele. Outro exemplo é o colágeno BodyBalance® presente nas linhas Muscular Sênior e SarcoVida da Stem, criadas para evitar os efeitos da perda progressiva da massa muscular decorrente do processo fisiológico do envelhecimento.





Qual colágeno escolher?

A escolha do colágeno deve ser feita com a orientação de um profissional da saúde e leva em conta o seu perfil e hábitos de vida. Se você consome regularmente um multivitamínico por exemplo, o ideal é buscar o colágeno hidrolisado puro em comprimidos ou em pó. A versão em comprimidos é mais prática no dia a dia, mas há quem prefira a dosagem maior do colágeno em pó e a possibilidade do preparo em bebidas e shakes. Se você busca o máximo de benefícios e pode gastar um pouco mais, procure os produtos com peptídeos bioativos VERISOL®. Se a sua necessidade é saúde das articulações, procure em nossa linha Clinical os suplementos com colágeno tipo II. Enfim, seja qual for a sua necessidade, a Stem tem a formulação ideal.




0 visualização0 comentário